sábado, 26 de dezembro de 2015

Edge of Tomorrow - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo



Descrição: A Terra é invadida por uma espécie extraterrestre que demonstra ser invencível, até perderem uma batalha em Verdun quando é introduzida no campo de batalha pelos humanos um exoesqueleto de combate inovador. Animados pela vitória e inspirados pela figura heróica a emergir dessa batalha (Rita Vrataski desempenhada por Emily Blunt), a aliança humana prepara um desembarque maciço para retomar a ofensiva e recuperar o continente Europeu. É neste cenário que um oficial militar (major Cage desempenhado por Tom Cruise) ligado ao departamento de relações públicas é enviado para a frente de combate na véspera do desembarque. As coisas não correm como esperado e Cage vê-se a reviver o mesmo dia mas retendo a memória dos acontecimentos futuros do dia.


Porquê a recomendação?
- É um dos melhores filmes de sempre envolvendo a situação de um personagem reviver o mesmo período de tempo, e um dos meus filmes favoritos de 2014.
- Excelente leque de actores. Argumento sólido de Christopher McQuarrie (e outros) baseado no romance de ficção científica Japonês 'All You Need is Kill' de Hiroshi Sakurazaka, apesar. Realização de Doug Liman.
- Apesar de ser um filme de acção de guerra na sua essência, consegue ser o herdeiro espiritual da comédia 'Groundhog Day' que é o filme mais conhecido deste tipo de história. Foi o aspecto que mais me surpreendeu pela positiva, o excelente humor negro.
- Consegue introduzir de forma eficaz uma vertente dramática que eleva o material acima do puro espetáculo de acção e efeitos especiais.
- A história contém elementos se calhar demasiado convenientes, detalhes por explicar, e o final é um pouco rebuscado, mas o filme no seu todo funciona muito bem.
- Full Metal Bitch Emily Blunt.


Curiosidades:
- Emily Blunt chorou quando usou pela primeira vez a armadura de combate que teria que utilizar nas filmagens das cenas de acção. Os fatos pesavam cerca de  40Kg. Tom Cruise espicaçava-a dizendo para ela parar de ser mariquinhas.
- Este é o segundo filme de Bill Paxton nesta lista de filmes envolvendo anomalias temporais. É também o segundo filme de Emily Blunt envolvendo viagens no tempo (primeiro foi Looper).

Método de viagem: Sangue extraterrestre

Paradoxo: Existe um facto no mecanismo temporal no filme que nunca é explicado, e o final contém um elemento um pouco problemático para mim. Podem encontrar hipóteses detalhadas na internet que resolvem o assunto de forma satisfatória (pode encontrar uma boa aqui), algumas delas baseadas no romance original que entra em mais detalhe, mas preferia que as mesmas fizessem parte do argumento. No entanto entendo que se tenha abreviado a informação de forma a não prejudicar o ritmo ao filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário