sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Midnight in Paris - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


 Descrição: Owen Wilson é Gil, um escritor Americano  que se encontra a visitar Paris com a sua noiva e os futuros sogros, quando durante uma caminhada noturna após uma prova de vinhos vê-se misteriosamente transportado para Paris nos anos 20 onde encontra uma série de celebridades do mundo da arte. 

Porquê a recomendação?
- Match Point dá início aquilo a que chamo a fase turística de Woody Allen, quando na maior parte das vezes parece que que ele usa o pretexto de filmagens para realmente andar a viajar pela Europa. Na sua esmagadora maioria são filmes que não ficam na memória com duas excepções: o já mencionado Match Point e este Midnight in Paris, onde tudo parece ter clicado certo. É um filme mágico para mim apesar de ocasionalmente (muito raramente) faltar-lhe um pouco de subtileza.
- Cameos muito engraçados de celebridades como Alison Pill (Zelda Fitzgerald), Tom Hiddleston (F. Scott Fitzgerald), Corey Stoll (irreconhecível como Ernest Hemingway), Adrien Brody (Salvador Dali) entre outros.
Marion Cotillard mais bela do que nunca.
- Owen Wilson absolutamente perfeito no papel de...Woody Allen


Curiosidades:
- O filme de maior sucesso financeiro de Woody Allen.
- Ganhou o Oscar para o melhor argumento original.
- Segundo filme onde Owen Wilson e Rachel McAdams contracenam junto, sendo o primeiro o Wedding Crashers, curiosamente em papéis praticamente inversos.

Método de viagem
Paris, magia e meia-noite


Paradoxo:
Sendo uma obra de fantasia, é dificil de afirmar até que ponto a interação de Gil com tantos artistas notórios alteram a história tal como a conhecemos. O elemento mais problemático parece ser a personagem de Adriana que cria um potencial paradoxo, mas nunca temos a certeza do seu destino final pelo que não podemos afirmar que este se verifica. Aparentemente não.

Sem comentários:

Enviar um comentário