quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Twelve Monkeys - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: Num futuro próximo, a espécie humana foi dizimada por uma pandemia. Em instalações subterrâneas, o que resta da civilização procura uma cura para a praga. Para que isso seja possível, é necessário encontrar a estirpe original do vírus que causou a tragédia, sendo enviados 'voluntários' para o passado de forma a recolher informações sobre a origem da tragédia.


Porquê a recomendação?
- Um dos meus filmes favoritos desse ano.
- Argumento brilhante baseado na curta metragem de 1962 La Jetée. Os argumentistas David e Janet Peoples pegam no esqueleto da ideia do La Jetée e desenvolvem os músculos, orgãos e pele para acompanhar maravilhosamente a estrutura base original.
- Na minha opinião tem uma dos melhores desempenhos por uma dupla de actores como protagonistas: Bruce Willis tem provavelmente aqui o seu melhor trabalho de sempre, pelo menos até aos filmes de Shyamalan, num registo dramático bastante diferente de tudo o que até aí tinha feito, e magistralmente acompanhado pela Madeleine Stowe. A cena dos dois no carro a caminho de Filadélfia é o exemplo perfeito do nível de desempenho destes dois.


- Aliás os deuses do cinema sorriram ao Terry Gilliam em termos de actores. Ainda temos um Brad Pitt pré- superstar como maníaco-depressivo, aparentemente preso no modo maníaco, bem como Christopher Plummer, e David Morse um dos actores mais substimados de Hollywood.

Curiosidades:
- Vários actores aceitaram uma redução de pagamento pela oportunidade de trabalhar com Terry Gilliam. Aparentemente Bruce Willias trabalhou de graça, sendo somente pago após a exibição do filme, que conseguiu bons resultados comerciais.
- Terry Gilliam ganhou a alcunha de 'Factor Hamster' na produção devido ao seu perfeccionismo durante a rodagem de uma cena que envolvia a filmagem da sombra de um hamster numa roda em pano de fundo. Uma cena que deveria durar cerca de 5 minutos a filmar acabou por demorar o dia todo graças a uma autêntica batalha de vontades entre o hamster que se recusava a mover e a teimosia do realizador.


Método de viagem: Máquina do tempo não muito fiável.

Paradoxo: Difícil dizer com certeza. Depende da forma como se pode interpretar o final do filme. Aliás, fica no ar a hipótese de que a realidade no filme é de facto o resultado de uma mente doente.

Sem comentários:

Enviar um comentário