sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

The Terminator - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: Um ciborgue é enviado no tempo para assassinar a mulher que dará à luz o líder da resistência humana num futuro apocalíptico onde a humanidade luta para sobreviver contra as máquinas. Um soldado é enviado para a proteger.

Porquê a recomendação?
Um clássico moderno. O meu filme favorito e também o primeiro que fui ver uma segunda vez ao cinema. Se porventura ainda não o viu, de que está à espera? Que posso dizer para o convencer?
- Digam o que disserem do James Cameron, ele é um mestre a sustentar acção e suspense. Lembro-me da primeira vez que vi o filme parecia que tinha o coração nas mãos.
- Mais de 30 anos depois, ocasionalmente nota-se a idade em algumas cenas. Os penteados, a roupa, a música, mas particularmente nos efeitos especiais de stop animation e efeitos práticos, isto numa altura em que não existiam efeitos especiais por computador. No entanto, o filme resiste surpreendentemente bem ao tempo apesar do seu baixo orçamento.
- O epílogo deixa-me sempre os olhos húmidos.
- O filme que cimentou Arnold Schwarzenegger como um herói de acção. A personagem entra no panteão dos melhores vilões de sempre da história do cinema.
- Brad Fiedel garante aqui a sua imortalidade cinematográfica com uma banda sonora inesquecível e icónica.

calma que já pago a conta

- Nem Linda Hamilton ou Michael Biehn eram primeiras opções para os papéis mas provaram o seu talento. Hamilton é perfeita no papel de uma empregada de mesa vulgar completamente perdida numa situação inacreditável, e Biehn imprime uma intensidade tal à sua personagem que resulta num excelente contraste com a frieza do terminator.


 Final feliz para ambos os praticamente desconhecidos actores. Hamiltou acabou por casar com Cameron alguns anos depois e Biehn tornou-se o actor fetiche do realizador nos seus próximos dois filmes - 'Aliens' e 'The Abyss'
- Divertido reconhecer alguns actores em príncipio de carreira.

Bill Paxton e Brian Thompson em início de carreira
Curiosidades:
- James Cameron casou com duas mulheres envolvidas na produção deste filme. Primeiro com a produtora e co-argumentista Gale Anne Hurd, e posteriormente com Linda Hamilton.
- OJ Simpson foi a determinada altura considerado para o papel do terminator, mas foi essa hipótese foi posta de parte porque ele era demasiado 'bonzinho' para ser convicente como um frio assassino.
- A idéia original de James Cameron envolvia o envio simultâneo de dois terminators: um ciborgue e o segundo de metal líquido com capacidade de mudar de aparência. Esta idéia foi abandonada rapidamente por falta de capacidade técnica da altura, sendo retomada no entanto anos mais tarde com o advento das imagens geradas por computador.
- O projecto era visto pela Orion Pictures apenas como um veículo de baixo orçamento para fazer algum dinheiro rápido, sem nunca se aperceber do verdadeiro potencial que tinha nas mãos. De facto, Cameron teve que lutar arduamente contra os desejos da distribuidora/produtora para conseguir prolongar e manter a sequência final e epílogo. O filme custou 6.4 milhões de dólares e fez 78 milhões a nível mundial. Conseguiu ser o filme mais visto nos EUA durante 3 semanas, nalguns casos contrariando a normal evolução de resultados.
- Arnold Schwarzenegger não tinha muita fé no argumento do filme mas seguiu em frente pelo dinheiro e para que a sua carreira não ficasse presa a papéis de 'espada e sandálias'.

he'll be back
Método de viagem: Campo de deslocamento temporal

Paradoxo: Paradoxo ontológico
De notar que as sequelas alteram significativamente alguns detalhes deste filme e implicam a existências de linhas temporais inteiras que não são nunca retratadas em filme para serem explicados de outra forma que não a teoria de tempo fixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário