domingo, 27 de dezembro de 2015

Donnie Darko - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: Doonie Darko (Jake Gyllenhaal) é um adolescente com problemas mentais que escapa por um triz de um acidente bizarro envolvendo um motor de um jacto comercial caído do céu e de origem desconhecida, passando a alucinar com uma personagem vestida de coelho sinistro que o alicia a cometer crimes. Mas será tudo produto da sua mente ou será real?


Porquê a recomendação?
- lembro-me de sair do cinema completamente fascinado pelo filme e com uma enorme sensação de perda que se manteve durante um par de dias. Não tinha bem a certeza do que tinha acabado de ver, mas o choque emocional era inegável.
- História rica em interpretações.
- Um Jake Gyllenhaal ainda muito novo a confirmar o seu talento que já tinha demonstrado em October Sky.
- Excelente elenco onde se destacam Beth Grant, Drew Barrymore, Patrick Swayze, mas particularmente os actores que desempenham o núcleo familiar Darko - Holmes Osborne, Mary McDonnell e Maggie Gyllenhaal - que apesar de serem pequenos papeis, conferem uma enorme credibilidade como uma família real.
- Jena Malone, a minha última paixoneta cinematográfica
- O 'one hit wonder' do realizador Richard Kelly. Todos os seus filmes são extremamente crípticos, sendo este o único caso de sucesso.
- Excelente banda sonora incluindo as compostas por Michael Andrews. A canção Mad World de Gary Jules confere um impacto emocional tremendo na sequência final do filme.


Curiosidades:
- A acção decorre em 1988. Frank diz a Donnie que o mundo acaba em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Somando estes nímeros resulta em 88. Há uma referência ao DeLOrean do filme Back to the Future, cuja velocidade de de escape é de 88 mph. O voo que quase cai tem o número 2806 e parte do portão 42 às 12 pm. O filme foi filmado em 28 dias.
- Filme de estreia de Seth Rogen
- Jack and Maggie Gyllenhaal desempenham papeis de irmãos, e a sua rivalidade familiar natural transparece facilmente no filme.
- O homem gordo com fato de treino vermelho que aparece ao longo do filme é na realidade um agente da FAA destacado para vigiar a familia Darko devido à sua associação com o inexplicável acidente com o motor de avião.
- Se quiserem mais pormenores sobre a mitologia do filme este é um bom site. Menciona também outras possíveis explicações. Eis algumas. Pessoalmente gosto de pensar no filme como uma fusão entre duas delas.


Método de viagem
Criação de um universo tangente transitório devido ao uma perturbação no tecido espaço-tempo e portal criado pelo Recipiente Vivo.

Paradoxo:
Não existem na teoria de universos paralelos, que é a intenção original do criador Richard Kelly.
Existe no entanto um paradoxo ontológico no interior do universo tangente.

2 comentários:

  1. Tenho o dvd e só o vi 2 vezes. Não consigo entender o culto à volta deste filme...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este filme deixou-me completamente abananado quando o vi no velhinho São Jorge, eu e mais duas pessoas. Não consegui deixar de pensar nele durante uns dias. Hoje depois de o ver repetidas vezes, ainda mexe comigo.

      Eliminar