quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Planet of the Apes - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: A tripulação de uma nave espacial partindo da Terra chega finalmente a outro planeta a anos luz de distância, onde os gorilas e chimpazés se tornaram a espécie dominante e os humanos permaneceram uma espécie selvagem.


Porquê a recomendação?
-  Revi-o recentemente e o filme envelheceu muito bem. Passados quase 50 anos ainda é um filme muito agradável apesar de não ter tido acesso aos recursos e tecnologias disponíveis aos criadores de hoje. O simples facto que não nos rirmos do rídiculo de assistir a gorilas de outro planeta a falar inglês perfeito com um astronauta Americano, é sinal claro da qualidade dos actores e realização que elevam o material bem acima do que seria de esperar.
 - Um dos melhores, senão o melhor twist da história do cinema. Espero que aqueles que ainda não viram me perdoem o spoiler pelo simples facto de colocar o filme nesta categoria, mas não tenho mesmo maneira de evitá-lo e como disse, o filme já tem quase 50 anos.
- Memorável banda sonora de Jerry Goldsmith.
Se é fã dos recentes filmes Planet of the Apes, então este é quase de visionamento obrigatório. Apesar de alguns dados do filme original não baterem certo com os mais recentes, nomeadamente as datas (no filme original a partida da nave data do início dos anos 70, e o Rise of the Planet of the Apes, que menciona o lançamento da mesma, decorre no ano de 2011). Obviamente que o twist final não têm o impacto que terá tido para quem o viu na altura da sua estreia, mas o filme encaixa temáticamente na perfeição com os mais recentes.


Curiosidades:
- Roddy McDowall, o actor que desempenha o papel de Cornelius, para além de autor de várias sugestões ao departamento de maquilhagem do filme, regressava a casa por vezes ainda com a sua maquilhagem, surpreeendendo outros condutores na autoestrada.
- A actriz Kim Hunter, achava a maquilhagem tão claustrofóbica que se viu obrigada a previamente tomar um Valium todas as manhãs.
- Os efeitos pioneiros de maquilagem de John Chambers, baseavam-se em técnicas que ele usou durante a Segunda Guerra Mundial em soldados desfigurados. Chamber recebeu um Oscar honorário pelo seu trabalho, numa categoria que só viria a ser reconhecida mais tarde nos anos 80.
- Linda Harrison, que desempenha o papel de Nova, estava grávida de uma relação extra-conjugal com o produtor Richard D. Zanuck, pelo que mais tarde nas filmagens, teve que se ter algum cuidado a disfarçar o facto na forma como aparecia no ecrã.
- Primeira cena de nudez de Charlton Heston.
- Muitos menbros da produção, incluindo o realizador Franklin J. Schaffner, desmaiaram com o calor intenso que se fazia sentir nas filmagens no deserto.
- Quando ajustada a inflação, o filme detém o recorde de despesa com a maquilhagem, representando  17% do orçamento do filme.  


Método de viagem
Nave espacial a viajar perto da velocidade da luz. Dilatação temporal.

Paradoxo:
Nenhum

Sem comentários:

Enviar um comentário