domingo, 20 de dezembro de 2015

Groundhog Day - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: Um apresentador de meteorologia  de uma estação de tv de personalidade ácida (Bill Murray), vê-se condenado a reviver o mesmo dia vezes sem conta por razões desconhecidas. 

Porquê a recomendação?
- É uma das melhores comédias românticas de todos os tempos, e o filme mais engraçado dentro do género específico nesta lista.
- Se gostarem do Bill Murray's Venkman em Ghostbusters, do seu tipo de comédia, então irão gostar dele aqui. O Murray nesta altura desempenhava praticamente sempre o mesmo papel.
- Gosto particularmente da evolução da atitude do protagonista face à situação em que se encontra, primeiro choque e cepticismo, seguido de euforia e oportunismo, depressão, aceitação e mudança abraçando a sua humanidade devido ao impacto que as experiências por que passa ao longo de anos subjectivos têm em si. Não só é verosímil, mas também eleva o material acima do que se poderia esperar deste tipo de premissa.
- Um dos primeiros filmes a servir-se deste tipo de instrumento narrativo, senão mesmo o primeiro, e talvez ainda hoje o melhor.


Curiosidades:
- São visualizados no filme 38 loops/dias, total ou parcialmente, mas mencionados mais e calcula-se que a personagem de Bill Murray precisaria entre 8 a 30 anos para se tornar um mestre nalgumas actividades que realiza, como tocar piano na perfeição, escultura etc.
- Filme que causou a quebra de relações entre o realizador Harold Ramis and Bill Murray, até aí grandes amigos e colegas.
- A estreia cinematográfica de Michael Shannon


Método de viagem: Desconhecido

Paradoxo: Nenhum. É uma obra de fantasia, logo explicações científicas não são necessárias ou aplicáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário