domingo, 27 de dezembro de 2015

Toki o kakeru shôjo (The Girl Who Leapt Through Time) - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo


Descrição: Makoto (Riisa Naka) é uma adolescente típica do liceu que passa o seu tempo livre com os seus dois melhores amigos Chiaki and Kosuke a jogar baseball, até que um dia num acidente quase fatal com um comboio descobre a capacidade de saltar no tempo.


Porquê a recomendação?
- Sou um fã incondicional da animação Japonesa. Hoje em dia por diversas razões afastei-me um pouco do género, mas altura houve que consumia quantidades maciças, muito por culpa de uma série da minha infãncia que me marcou - Conan, o rapaz do futuro. Vi este filme ontem pela primeira vez para esta retrospectiva do blog e todas as razões para o meu amor ao anime vieram à tona. É um filme maravilhoso.
- Para quem é iniciante nestas andanças, não esperem um nível de animação semelhante às produções americanas. Os orçamentos são abismalmente diferentes. E preparem-se para um choque cultural. O anime vive muito da evocação de humores e disposições e não tanto do nível técnico da produção.
- Aqui temos a temática da viagem no tempo aplicada à angústia teenager feminina japonesa, o que é refrescante nesta lista. Se acontecesse comigo a primeira coisa que provavelmente me ocorreria seria o euromilhões, mas para a personagem principal, os tortuosos caminhos do coração e amizade são mais importantes.
- Comédia, suspense, romance, tragédia tudo muito bem executado por Mamoru Hosoda, realizador com pergaminhos reconhecidos no anime


Curiosidades:
- O filme teve uma distribuição modesta no Japão, com uma campanha de marketing muito fraca, mas a recepção do público e crítica foi tão espetacular que a distribuidora envidou esforços para alargar o número de salas de cinema, levando-o também a festivais internacionais.


Método de viagem
Crono-carregamento corporal

Paradoxo:
Tenho que rever o filme para detectar se existe algum, pois as alterações temporais são mais complexas do que parecem. Para além disso existem algumas situações pouco claras que podem ser sinal de inconsistências. No entanto nada que belisque a muito agradável experiência de visionamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário