sábado, 19 de dezembro de 2015

Deja Vu - Recomendações de filmes sobre viagens no tempo




Descrição: Doug (Denzel Washington) é um agente da A.T.F. (agência responsável por supervisionar uso, manufactura e transporte ilegal de álcool, tabaco e armas e explosivos nos EUA) chamado juntamente com outras agências policiais a investigar uma explosão num ferry em New Orleans que vitimou mais de 500 pessoas, muitas delas marinheiros de um porta-aviões ancorado na região que se preparavam para as festividades do carnaval local. Depressa conclui que não foi um acidente mas sim resultado de uma bomba e identifica também um cadáver encontrado perto (Claire Kuchever pela actriz Paula Patton) como possível ligação aos responsáveis pelo atentado. A sua competência chama a atenção do FBI que o convida a juntar-se a um grupo especial na investigação deste caso e apanhar o responsável. Segundo este grupo, eles utilizam tecnologia de vigilância de ponta obtida de satélites, o que permite reconstruir eventos decorridos nos últimos 4 dias com base nos dados gravados. É decidido focarem a investigação na personagem de Claire sendo esta o elo de ligação mais forte ao atentado. No entanto depressa se torna evidente para Doug que a tecnologia usada é na realidade bem mais fantástica do que lhe tinha sido dito inicialmente.

Porquê a recomendação?
- Tony Scott na realização. Se há algo que podemos sempre contar nos seus filmes é que estes têm sempre muito bom aspecto e Deja Vu é mais um exemplo disso. Para além disso, o filme conta com um excelente leque de actores, alguns dos quais já tinham trabalhado com o realizador anteriormente pelo que a relação de trabalho parece ter sido positiva e isso transmite-se no ecrã.
- O filme gere muito bem a introdução de detalhes ao longo filme para retirar mais tarde dividendos. É recompensador se tivermos prestado atenção durante o visionamento.
- Mesmo que não seja um aficionado de ficção científica, pode ser que o filme lhe agrade na mesma. Na sua essência continua a ser um thriller policial. Apenas um dos meios usados na investigação criminal é um pouco mais invulgar. 
- Uma perseguição automóvel completamente bizarra. Nunca viu nada assim no cinema, e provavelmente nunca mais verá. Só ela justifica ver o filme pela originalidade.
- Se for um voyeur (e não somos todos um pouco?) então este é um filme para si.


Curiosidades:
- Primeiro papel de maior visibilidade para a actriz Paula Patton. É um papel relativamente pequeno, mas que confirma que era uma actriz capaz e não só mais uma cara laroca. Ela e Denzel voltariam a trabalhar juntos em '2 Guns'.
- Tony Scott e Denzel Washington trabalharam em cinco filmes juntos. Este foi o terceiro.
- Este foi o segundo filme envolvendo a temática de viagens temporais para o actor Jim Caviezel, que era um dos protagonistas do 'Frequency', outro dos meus favoritos.
- Foram feitas t-shirts para para o pessoal da produção com o texto "Malcolm X, Jesus Christ, and Jim Morrison: Deja Vu. How Can We Fail?" Denzel Washington fez de Malcolm X no filme com o mesmo nome, Jim Caviezel de Jesus Cristo em 'The Passion of the Christ', e Val Kilmer foi Jim Morrison em 'The Doors'. No entanto o filme não conseguiu recuperar sequer o valor do orçamento no mercado doméstico, tendo sido considerado um fracasso comercial, embora tenha tido sucesso com as receitas internacionais.


Método de viagem: Ponte de Einstein-Rosen, mais conhecida pela designação Wormhole.

Paradoxo: Paradoxo do Avô.
O problema da história é que se pensarmos bem nela, uma de duas coisas acontecem: O fim do universo e tempo com a criação de um paradoxo do avô não resolvido, ou um final que não têm suporte lógico sob nenhuma das 3 teorias sobre viagens no tempo, a não ser que considere uma linha temporal extra nunca retratada no filme e contendo alguns eventos um pouco diferentes (dando se calhar demasiado crédito ao filme, existe um par de indícios no filme que podem ser interpretados nesse sentido).
Prova disso é que os argumentistas Terry Rossio e Bill Marsilii já afirmaram que o argumento original que tinham escrito não tinha falhas, mas que este foi retalhado por Tony Scott durante a produção. Rossio inclusivamente ficou tão decepcionado que se recusou a ver o filme.
Apesar disto, continuo a gostar do Deja Vu.

Sem comentários:

Enviar um comentário