sexta-feira, 29 de abril de 2016

Captain America: Civil War


Argumento: Apesar das melhores intenções, os efeitos colaterais da actividade dos Avengers começam a acumular-se levando a uma resposta da comunidade internacional que pretende passar a gerir e supervisionar a equipa. Esta interferência política, juntamente com um atentado cometido por um velho amigo do Capitão América abre um fosso entre antigos camaradas e aliados. 


Gostei:
- Depois do screening antecipado à crítica e dos louvores gerais subsequentes, bem como o facto que o filme foi realizado pelos irmãos Russo que fizeram um brilharete no Captain America: Winter Soldier, as minhas expectativas eram astronómicas. Correspondeu? Sim e não, mas no bom sentido. Não, porque o filme é um pouco diferente em tom do que a Marvel nos acostumou. Sente-se isso na primeira metade quando este demora o seu tempo a dispôr todas as peças no tabuleiro, mas vale a pena o trabalho pois retiram-se dividendos na segunda metade. Este é um filme um pouco mais sério, um pouco mais emocional. Continua a ter sequências de acção espetaculares e um sentido de humor que é a imagem de marca da Marvel, mas com um argumento mais maduro, mais adulto se quiserem, o factor Wow toma um papel mais secundário. Por estas razões é um filme que ultrapassou as minhas expectativas.
- Dito isto, a cena do aeroporto é muito possivelmente a melhor cena de super-herois que já vi em filme. Simplesmente brilhante e que irá fazer delirar os fãs destes personagens.
- Outro ponto que penso ser importante apontar é o seguinte: Não é necessário visionar quaisquer dos filmes Marvel anteriores para se entender a história e as personagens. Tudo o que necessita é abordado e explicado no filme, mas também não deixa de ser verdade que o filme ganha uma outra dimensão para quem viu os filmes anteriores, principalmente os primeiros dois filmes do Capitão América e Avengers. O universo cinemático da Marvel é como uma série de televisão. Pode-se apreciar os episódios individuais mas estes funcionam melhor no seu todo.


- Status quo interessante dos avengers no final.
- Introdução orgânica na história do Black Panther. A introdução do Spider-Man é um pouco forçada, mas face ao que fizeram com a personagem estou agora entusiasmado para ver esta nova interpretação num futuro filme individual. Tem ainda como bónus a Marisa Tomei como a tia May.
- O vilão. Tenho a certeza que muita gente se sentirá desiludida com esta versão de Zemo. Como leitor de comics de longa data também gostaria de ver a personagem clássica (quem sabe no futuro) mas tenho que admitir que como vilão funcionou bem. Deram-lhe uma motivação bem delineada e é o vilão com mais sucesso até à data em termos de resultados.  


Não Gostei:
- Incomodou-me um pouco ver pessoas correr mais depressa que carros (pelo menos dão ocasionalmente essa impressão durante uma parte de uma cena) quando não possuem esse tipo de poderes.
- O destino de Crossbones.
- Relação entre Sharon Carter e Steve Rogers pouco convincente. Não senti química entre os actores, aliás nunca gostei muito da actriz Emily VanCamp. Acho-a muito limitada.

Recomendação:

1 comentário:

  1. Nao li o teu post porque ainda nao fui ver mas estou bueeeee entusiasmada :D

    Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar