segunda-feira, 18 de abril de 2016

Iron Man


Argumento: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um engenheiro brilhante dono de um império industrial no ramo da indústria de armamento mas um playboy vápido, que se vê capturado no Afganistão, testemunhando as consequências do seu trabalho e forçado a construir armas para os guerrilheiros. Usando o seu génio, constroi uma armadura que lhe permite fugir aos seus captores. Nasce assim uma lenda e talvez a sua redempção.


Gostei:
Confesso que não fui ver o filme ao cinema. A razão para isto é que em 2008, eu não via com bons olhos as adaptações de comic books em filme, particularmente o género de super-herois. Com excepção do Dark Knight de Nolan também de 2008 e do velhinho Superman de 1978, não havia nada que tivesse sido uma experiência positiva para mim. Sim, vi os Spider-Man do Raimi, os X-Men e os Batman de Tim Burton. Não gostei de nenhum deles. E isto apesar de fazer parte do público-alvo como leitor e fã destes personagens. Portanto aquando da estreia do Iron Man, não lhe liguei nenhuma. Só mais tarde, e porque ouvia falar bem do filme lá acabei por o visionar na televisão sendo apanhado de surpresa pela qualidade. De facto, o mais marcante neste filme, característica que distingue para mim os filmes da Marvel Studios dos outros, é o cuidado que eles têm na adaptação das personagens ao cinema. Este era um Tony Stark tal como o conhecia nos comics. Robert Downey Jr. era Tony Stark. Não podemos minimizar o papel do actor no sucesso do filme que deu início ao universo cinemático da Marvel, mas também não podemos ignorar que Iron Man foi o primeiro filme totalmente controlado e financiado pela própria Marvel. Todas as características fundamentais do personagem são bem retratados no desempenho do actor, bem como a sua origem adaptada a um novo tipo de media e tempos. Basta assistir aos extras presentes no dvd para perceber que apesar de estarem localizadas em costas diferentes, a divisão de filmes e a das publicações interagiam e havia um input de conselhos por parte dos autores dos comics respeitando desta forma a rica história do personagem. De facto, todos os intervenientes no filme parecem estar em sintonia com a maneira como a personagem deve ser retratada e o material original adaptado ao grande ecrã, a começar pelo realizador Jon Favreau, que teve aqui a sua primeira grande produção e que demonstra que foi a pessoa certa na altura certa para liderar este projecto.


- Robert Downey Jr
- Um vilão decente naquele que é sem dúvida o calcanhar de Aquiles da maioria dos filmes da Marvel. Mais não digo no caso de ainda não terem visto o filme. 
- O filme que inicia a febre dos teasers pós-créditos finais
- Gwyneth Paltrow desempenha uma promissora Pepper Potts
- Humor que se tornou a imagem de marca dos filmes Marvel
- O trabalho de efeitos visuais é excelente, particularmente na armadura que parece funcional por mais fantástico que pareça.

Não Gostei:
- Nada de relevante a assinalar

Debutantes:
Tony Stark
Pepper Potts
Rhodey
Happy Hogan
Nick Fury
Agent Coulson (Agents of Shield)
S.H.I.E.L.D (Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistics Division)
Jarvis (assume papel relevante em Age of Ultron)


Curiosidades:
- Quando as filmagens começaram, o argumento não estava concluído, pelo que muitos dos diálogos foram improvisados.
- O papel de agente Coulson desempenhado por Clark Gregg era muito menor no início do projecto, mas a personagem ganhou vida própria durante as filmagens e o resultado está à vista com uma série de televisão.
- Jarvis nos comics é um mordomo contratado por Tony Stark para a mansão dos Avengers. No filme é transformado num sistema operativo/inteligência artificial de forma a evitar comparações com o mordomo Alfred do Batman. Jarvis - Just A Rather Very Intelligent System
- Mais de 30 argumentistas recusaram trabalhar no projecto devido à personagem ser relativamente obscura e porque o novo estúdio não tinha ainda produzido nada para além de comic books.
- Existem referências ao Mandarin neste flme. A organisação que captura Tony Stark chama-se Ten Rings, uma referência óbvia aos dez aneis usados pelo vilão nos comics.


Teaser pós-créditos:
Nick Fury e menção à iniciativa Avengers

Recomendação:

Sem comentários:

Enviar um comentário