terça-feira, 19 de abril de 2016

The Avengers


Argumento: Os herois da Marvel são reunidos para combater uma ameaça global que os ultrapassa individualmente, mas para terem sucesso terão que aprender a lidar e respeitar-se uns aos outros, tarefa que poderá ser mais difícil do que originalmente pensado.

Gostei:
- Último filme da fase um, The Avengers representa o culminar de todos os projectos da Marvel até essa data. Toda o desenvolvimento acumulado nos restantes filmes é aqui liquidado com juros tremendos, uma experiência para quem assistiu que nunca mais se repetirá da mesma forma, e fá-lo de maneira espetacular, ultrapassando as expectativas mais irreais.
- Não são apenas os protagonistas dos filmes anteriores (Captain America, Iron Man, Hulk e Thor) que têm ocasião de brilhar juntos mas também os personagens secundários que aqui ganham finalmente outra dimensão e estatuto de protagonista (Black Widow, Hawkeye, Nick Fury).
- O regresso de Loki. Tom Hiddleston melhor ainda que em Thor. Loki é o papel aglutinador de todas as peças na história e o sucesso do filme deve-se em grande parte ao desempenho do actor que tem alguns momentos memoráveis.


- A relação e interacções entre os herois é um número de malabarismo por parte do argumentista e realizador Joss Whedon. Mesmo num segundo visionamento fico maravilhado com a mestria como Whedon consegue dar a cada um dos personagens o seu lugar ao sol, não uma mas diversas vezes.
- Black Widow. Este filme é a principal razão porque muitos fãs clamam for um filme individual com a personagem.
- Hulk. Os efeitos visuais conseguidos com e a maneira como a personagem é escrita é simplesmente extraordinário.
- As lutas são todas muito bem planeadas e filmadas, sendo cada uma delas memorável à sua maneira. Ver Black Widow livrar-se de um grupo de capangas enquanto amarrada a uma cadeira ou ver Thor contra Iron Man ou o Hulk é um deleite para os sentidos.
- A 'morte' de Coulson é um momento emocional para quem assistiu aos filmes anteriores.
- A batalha de Nova Iorque, talvez a sequência mais fraca de todo o filme resiste bem ao tempo neste segundo visionamento o que foi inesperado para mim, isto apesar do seu desfecho continuar a ser demasiado abrupto e conveniente.


Não Gostei:
- Hawkeye tem relativamente menos tempo para brilhar que os restante herois por força do argumento. Isto e o desfecho abrupto da batalha final são talvez os únicos pontos negativos que tenho a apontar. Ok, os Chitauri são um bocado fatelas também.

Debutantes:
Shield Helicarrier
Maria Hill
Thanos
Chitauri
Mind Gem, a segunda Infinity Stone do MCU

Curiosidades:
- O primeiro filme da Marval a faturar um bilião de dólares
- Robert Downey Jr. improvisou muitas das linhas que acabaram por ficar no filme. Numa delas (Galaga), Whedon acrescentou mesmo elementos à cena para jogar com o improviso.
- a faturação da cadeia de fast food Shoarma disparou nas principais cidades americanas após o filme.


Teaser pós-créditos:
Thanos
Shoarma

Recomendação:

Sem comentários:

Enviar um comentário