quarta-feira, 20 de julho de 2016

Sniper


Argumento: Thomas Beckett (Tom Berenger) é um sniper Marine veterano a operar no Panamá quando é emparelhado com um sniper proveniente das equipas SWAT da polícia para uma missão de vital importância para a politíca naquela parte do mundo. Os dois vão ter que aprender a trabalhar juntos para eliminar um general rebelde, tendo para isso que superar uma série de obstáculos e dificuldades durante a missão.


Gostei:
- Sniper foi talvez o primeiro filme que vi que retrata de forma interessante, e sublinho interessante e não necessariamente realista, esta especialidade particular das forças armadas. A mentalidade, o modo de operação e equipamento estão de uma maneira geral bem conseguidas. O sniper é visto muitas vezes como um cobarde pela forma como opera, sendo a sua reputação essencialmente manchada pelos diversos casos de incidentes envolvendo assassinos em massa na sociedade civil, quando na realidade é um serviço bastante difícil que requer grande habilidade, vasto treino e conhecimentos de matemática e fisíca, bem como uma boa dose de coragem para operar muitas vezes atrás de linhas inimigas sem grande apoio logístico imediato.
- Tom Berenger injecta enorme carisma na personagem principal de um duro veterano sniper com dezenas de mortes confirmadas no currículo. A sua personagem tem aqui tanto sucesso que fizeram mais 3 ou 4 filmes à volta da mesma. Foi talvez o seu último filme relevante como actor principal.
- Não é um grande filme. Já se fizeram melhores abordando o tema desde então, como por exemplo o 'Enemy At The Gates', mas mesmo assim continua a funcionar razoavelmente bem passados todos estes anos apesar das suas falhas. As filmagens na selva são excelentes, ficando a sensação que estamos realmente lá com as personagens e o filme consegue construir algumas sequências e cenas de tensão memoráveis. Acho que o melhor elogio que posso fazer ao filme é que nunca o esqueci decorridos mais de duas décadas e a impressão positiva que tinha do mesmo manteve-se neste novo visionamento..


Não Gostei:
- Billy Zane. O seu desempenho deixa muito a desejar. Revendo agora o filme após tantos anos é definitivamente o elemento do filme que salta à vista pela negativa. Existem vários outros, mas este é o maior.
- Para um filme que até tem um mínimo de cuidado na forma como retrata snipers, tem falhas inaceitáveis para conhecedores da matéria em alguns aspectos do equipamento, como por exemplo as miras telescópicas usadas serem completamente inúteis


Curiosidades: A personagem principal é baseada no sniper americano Carlos Hathcock no Vietnam. O encontro entre snipers inimigos retratado no filme que alguns poderiam pensar ser irrealista e produto de imaginação Hollywoodesca (nem todas as edições de dvd contêm esta cena) ocorreu na realidade.

Recomendação: Apenas para os aficionados desta especialidade militar.


Sem comentários:

Enviar um comentário