segunda-feira, 4 de julho de 2016

Love & Friendship


Argumento: Adaptação de uma obra de Jane Austen que retrata mais uma vez a realidade da situação da mulher no século dezoito e da sociedade Britânica em geral, desta vez com a protagonista Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale), uma viúva recente e em má situação financeira que usa de forma pouco escrupulosa os seus consideráveis encantos femininos e poderes de sedução para encontrar um marido para a sua filha e para si mesma, de forma a garantir uma segurança financeira e o conforto a que estavam habituadas.


Gostei:
- Não será concerteza nenhum campeão de bilheteira, mas Love & Friendship provou ser uma comédia muito agradável pautando por uma dupla diferença. A primeira tem a ver com o periodo onde decorre a história. Quantas comédias conhece com a sociedade Georgiana como pano de fundo? Aqui o humor está exclusivamente  nos maneirismos, costumes e principalmente nos diálogos. Tal como a sociedade que apresenta, o humor é contido. A segunda diferença está no tom desta adaptação de uma obra de Jane Austen, decididamente sarcástica. Por isso, mesmo que este tipo de filme de período, ou as adaptações de obras de Jane Austen não tenham sido o seu género favorito no passado, acho que haverá aqui elementos suficientes para tornar o seu visionamento uma experiência agradável.
- Kate Beckinsale e Chloë Sevigny voltam a trabalhar juntas sob a alçada do realizador Whit Stillman 18 anos depois do 'The Last Days of Disco'. A relação entre as duas personagens é sem dúvida um dos pontos altos do filme.
- Não posso deixar de mencionar Tom Bennett no papel de Sir James Martin, que desempenha na perfeição o pretendente não pretendido, e que será sem dúvida a maior fonte de riso.


Não Gostei:
A introdução a um ritmo acelerado no início do filme dos vários personagens da história na forma de retratos vivos. Demasiados, demasiado depressa, de tal forma que me perdi completamente. Felizmente, este mecanismo usado provou ser dispensável pois as relações entre os personagens são tornados perfeitamente claros durante o decorrer do filme. Àparte a introdução humorística de um dos personagens, não vejo a mais valia daquele mecanismo.

Recomendação:

Sem comentários:

Enviar um comentário