quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Idas ao cinema 2014 - até agora





Esta a dar uma vista de olhos às minhas despesas anuais quando reparei num valor que me chamou a atenção - despesas com cinema. Era um valor anormalmente elevado relativamente a outros anos. De facto, era quase o dobro de outros anos desde que comecei a manter um registo de todas as minhas despesas. Fiz uma pesquisa na net de todos os filmes estreados em Portugal este ano, e realmente confirma-se. Fartei-me de ir ao cinema este ano.

33 idas a uma sala de cinema. Isto dá uma média de uma ida ao cinema uma vez por semana. De facto, lembro-me de algumas ocasiões em que fui duas vezes na mesma semana, coisa que não ocorria há bastante tempo. E a razão para esta assiduidade? A resposta que me ocorre após ver a lista de filmes, é que 2014 tem sido um bom ano para mim no que diz respeito às minhas escolhas.
Geralmente, quando vou ao cinema e tenho uma boa experiência com o filme escolhido, tenho uma propensão a voltar mais rapidamente. O inverso também se verifica. O que significa que 2014 até agora tem sido bem preenchido de escolhas felizes.

Eis a lista de filmes até à data:


Gostei
American Hustle
Dallas Buyers Club
All Is Lost
Her
Lone Survivor
August: Osage County
Fruitvale Station
The Attack
Non-Stop
The Congress
Wadjda
Captain America: The Winter Soldier
What Maisie Knew
Under the Skin
Neighbors
Godzilla
Blue Ruin
Edge of Tomorrow
Only Lovers Left Alive
Enemy
Dawn of the Planet of the Apes
Snowpiercer
Kvinden i buret


Assim Assim
Vampire Academy
Prince Avalanche
Joe
The Fault in Our Stars
Guardians Of The Galaxy
Night Moves


Não Gostei
Jack Ryan: Shadow Recruit
Divergent
The Grand Budapest Hotel
And So It Goes


De um total de 33, aproximadamente 70% valeram bem a pena, o que é uma percentagem invulgarmente elevada. Há nesse grupo um ou outro filme que possivelmente mereciam estar um pouco mais abaixo. Por exemplo o Lone Survivor, que sinceramente vale pela forma como a acção foi capturada, e Kvinden i buret pela história. Ainda neste grupo vale a pena referir dois pontos:
1. Geralmente num ano, vejo um ou dois blockbusters que gosto. Não me refiro a todos os filmes com uma distribuição em larga escala, pois esses são mais. Estou a falar especificamente de filmes espectáculo dirigidos ao grande público. Até agora, e ainda com filmes como o Maze Runner, Fury, Interstellar, Hunger Games e Exodus por estrear, foram já 4 os filmes desse tipo que me agradaram bastante.
2. Esta percentagem poderia eventualmente ser ainda maior porque deixei passar alguns filmes que poderiam se calhar cair nesta categoria. Estou a lembrar-me de 12 Years A Slave, Locke e The Zero Theorem.

Entre o bom e o mau estão 18% dos filmes. Aqui também alguns filmes poderiam facilmente pertencer a outros grupos. Vampire Academy mantém-se neste grupo devido exclusivamente à Zoey Deutch que consegue salvar o filme de um aborrecimento total. Guardians of the Galaxy sofre provavelmente pelo meu conhecimento prévio do material e pelas expectativas irrealistas criadas antes de o visionar. E Night Moves poderia talvez subir de classificação se não fosse um final que simplesmente detestei.

Restam os arrependimentos. Aqueles filmes que saímos da sala a desejar voltar atrás no tempo e poupar o dinheiro gasto no bilhete. Representam 12%. Na realidade, deveria representar uma percentagem ainda menor pois já estava à espera de uma decepção quando fui ver o filme com o Michael Douglas este Verão. 

Será que chego aos 52 filmes num ano? Faltam 19 em quatro meses. Provavelmente não, mas de qualquer forma 2014 é já um ano bastante positivo.




Sem comentários:

Enviar um comentário