sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Passagem

Apesar de este blogue focar essencialmente cinema e tv, decidi nesta nova versão incluir também recomendações de leitura, que infelizmente tenho a certeza irão ocorrer muito esporádicamente. Primeiro porque o tempo é cada vez mais limitado face a outras solicitações, e segundo porque de uma forma geral, sinto a necessidade, quando leio um romance, de o fazer de ponta a ponta com um mínimo de interrupções para optimizar a minha imersão no universo do livro , o que geralmente implica que ultimamente só o faço durante férias ou ocasionalmente num fim-de-semana prolongado.
Pois bem, nestas férias tirei quatro livros que estavam a ganhar teias de aranha na prateleira há já algum tempo juntamente com dezenas de outros. Um deles agradou-me o bastante para recomendá-lo aqui.




Sinopse: "uma grandiosa epopeia pós-apocalíptica. Uma experiência científica a que o exército dos Estados Unidos submete vários homens e uma menina, para os tornar invencíveis, resulta numa catástrofe cujos efeitos têm consequências inimagináveis. Os homens submetidos àquela experiência tornam-se detentores de extraordinários poderes, mas são monstros assassinos sedentos de sangue." - retirado do site da Editorial Presença

A acção decorre em dois períodos distintos do tempo: um período antes do apocalipse ocorrer, em que assistimos à origem do mesmo pela mão humana, e um período futuro pós-apocalíptico onde uma comunidade isolada tenta desesperadamente sobreviver à extinção num mundo onde a escuridão é sinónimo de morte, ou pior.

O livro é uma mescla de fantasia, devido aos seus elementos de mitologia de vampiros que são usados para dar corpo aos monstros da história, mas também de ficção científica, mais pela mentalidade da obra em si do que pela plausibilidade da ciência, que de qualquer das formas nunca é muito elaborada.

Pode à primeira vista parecer apenas mais outro livro de vampiros a tentar faturar a moda, juntando-lhe uma pitada de vírus para o distinguir da concorrência, o que até nem seria original, mas o facto é que achei o livro bem escrito, com personagens vívidas e um universo muito bem delineado, e uma história sólida e emocionante que me colou às suas páginas até o terminar.

Uma coisa que pensei enquanto lia o livro é que daria uma excelente série de tv. O primeiro volume daria perfeitamente para duas ou três temporadas completas de episódios. Parece que isso não irá acontecer mas para aqueles que não lêem livros, existe esperança pois os direitos cinematográficos foram adquiridos pela Fox 2000 e Ridley Scott's Scott Free Productions por 1.75 milhões de dólares. Nada mau para uma história que nasceu de uma ideia da filha de 10 anos do autor. Pronto, lá consegui transformar este post em algo relacionado com cinema.

A Passagem, do original 'The Passage' de Justin Cronin, é o primeiro volume (dividido em dois volumes em Portugal) de uma trilogia, da qual a segunda parte intitulada Os Doze já foi também editada pela Presença, e o maior elogio que posso fazer à Passagem é que mal acabei de o ler, desloquei-me à Fnac para comprar Os Doze, que sabe-se lá quando terei oportunidade de o ler.
O terceiro volume terá o título original The City of Mirrors mas ainda não foi publicado, estando prevista essa publicação somente para 2015.





Sem comentários:

Enviar um comentário