quinta-feira, 24 de março de 2016

Office Space


Argumento: Peter, Michael e Samir são três funcionários numa empresa de software que detestam a rotina e mundanicidade dos seus trabalhos e chefe. Quando Peter sofre uma mudança de atitude derivada de uma sessão de hipnoterapia ocupacional com um desfecho trágico, e quando a segurança dos seus empregos é ameaçada, decidem revoltar-se.


Gostei:
- É uma das minhas comédias preferidas dos anos 90. Acho que poucas pessoas em Portugal conhecem ou viram este filme, pelo menos extrapolando pelos meus conhecimentos, em que quase ninguém o viu, em parte pelo fracasso comercial que o filme teve. Tive recentemente a oportunidade de adquirir um dvd usado e a magia ainda está lá. Um filme que envelheceu muito bem e que muitas pessoas que trabalhem em escritórios encontrarão algo com que se identificar.
- A personagem de Milton é deliciosa. Aliás o filme é baseado nas curtas de animação do realizador Mike Judge com o mesmo personagem.


- Gary Cole desempenha um dos mais irritantes chefes de escritório na história do cinema.
- A brincar a brincar o filme aborda temas bastante sérios como por exemplo a pressão da precaridade no trabalho e desmotivação, por exemplo na personagem de Tom, que apesar de sofrer uma acidente brutal de viação com sérias consequências na sua saúde fisíca, exibe um enorme bem estar mental e emocional quando se vê realmente livre de obrigações.
- Um dos primeiros filmes que me lembro de ver a Jennifer Aniston durante o auge da sua carreira na série Friends. 


Não Gostei:
- Alguns aspectos do argumento são demasiado convenientes e nunca explicados, mas dificilmente beliscam o meu prazer no visionamento do filme.


Recomendação:


2 comentários: