quinta-feira, 10 de março de 2016

Much Loved


Argumento: O quotidiano de um grupo de três amigas marroquinas que vive da prostituição, uma actividade particularmente tabu nas sociedades islâmicas.


Gostei:
- Conseguiu tirar o sabor azedo da decepção causado pelo último filme de Terrence Malick - Knjght of Cups. Saí da sala do Corte Inglês tão decepcionado (e mesmo assim fui dos que se mantiveram na sala até ao final quando alguma da assistência desistiu a meio) que decidi tentar novamente a minha sorte naquela noite no Monumental ali tão perto (outrora talvez a minha sala de cinema principal mas hoje em dia com padrões de qualidade em termos de conforto abaixo do que me habituei). Visto que o visionei logo após uma grande seca, posso porventura estar a enaltecer demasiado o filme. Tem excelentes interpretações principalmente das actrizes Loubna Abidar e Halima Karaouane que desempenham respectivamente as personagens de Noha e Soukaina. Loubna Abidar é sem dúvida o motor e alma do filme.
- O filme foi banido em Marrocos por "sério desprezo por valores morais e mulheres marroquinas" e por "flagrante violação da imagem do reino". Na realidade o filme não exibe nada de extraordinário ou extremo que ninguém um pouco batido na forma como o mundo funciona desconheça. Isto é universal em quase todas as sociedades e as islâmicas não são excepção. Este facto vem apenas salientar a hipocrisia das mesmas. Mas o que é realmente importante é apontar para o que o filme consegue muito bem. Aborda o tema de forma séria e cria empatias com as suas personagens principais. Particulamente bem conseguida é a ligação de camaradagem e dependência entre as três amigas e aqueles que se movem naquele meio. É dramático mas também nos consegue fazer sorrir ocasionalmente, afinal as personagens são muito humanas e o humor faz parte da vida de todos, mesmo dos menos abençoados. 


Não Gostei:
- O filme não aborda de forma especial nenhum aspecto particular associado à prática de prostituição na sociedade islâmica que não seja também comum nas sociedades ocidentais ou outras. Penso que o estigma social da mulher prostituta é mais ou menos transversal em todas as sociedades independentemente da religião prevalente. Se nada mais o filme testemunha as semelhanças entre elas.   
- Raramente o filme perde-se um pouco com sub-enredos que pouco ou nada acrescentam às personagens ou história. Por exemplo o episódio homossexual de Randa é redundante pois esse elemento já é abordado de duas outras formas no filme. 


Curiosidades: A actriz principal Loubna Abidar, além de receber várias ameaças de morte na internet, foi violentamente atacada à saída de um clube em Casablanca em Novembro de 2015 devido ao seu desempenho no filme. As autoridades menosprezaram o evento.  


Recomendação:

Sem comentários:

Enviar um comentário