segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Trumbo


Argumento: Baseado na história real de Dalton Trumbo, um dos mais bem pagos argumentistas de Hollywood que se viu aprisionado, ostracizado e impedido de trabalhar devido às suas ideologias políticas durante esse período negro na história Americana que foi a era McCarthy.


Gostei:
- Superou as minhas expectativas. Visto pela crítica como um filme menor, pelo menos como sério candidato para os óscares, é no entanto um filme muito bem produzido sobre um tema já retratado recentemente, nomeadamente com o excelente 'Good Night, and Good Luck', mas desta vez focando a atenção no impacto que a perseguição política teve na indústria do cinema.
- Não posso deixar de pensar que a ligeireza como o filme tem sido recebido nos EUA talvez esteja relacionado com o incontornável e desconfortável paralelismo com o que se verificou pós-9 de Setembro naquele país, quando as liberdades cívicas sofreram um rude golpe devido ao clima de medo instalado, exactamente o mesmo criado pela ameaça vermelha no passado. É pois um filme importante para relembrar-nos dos perigos de nos deixarmos controlar pelo medo.
- Surpreendeu-me o sentido de humor do filme. Dei por mim autenticamente às gargalhadas nalgumas ocasiões.
- O filme sustenta-se muito dos desempenhos dos actores secundários. Louis C.K., Alan Tudyk, Helen Mirren e John Goodman são memoráveis sempre que estão no ecrã. 


Não Gostei:
- O discurso final de Trumbo. Achei-o completamente desnessário. Não eleva nem adiciona nada à história e fica a sensação de que está a esforçar-se em demasia para os óscares, quando o verdadeiro final está na cena anterior, na intimidade do lar, com a personagem de Diane Lane a espelhar plenamente a força emocional do final da vergonha.


Recomendação:

2 comentários:

  1. Tenho-o cá há muito tempo para ver e não me puxa nada mas tenho que me forçar a vê-lo.

    ResponderEliminar
  2. Vê que vale a pena. Eu tinha baixas expectativas porque a crítica não abraçou o filme, mas não sei se foi o meu fascínio por este período de história Americana, gostei bastante dele.

    ResponderEliminar