sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mustang



Argumento: Cinco irmãs a viver sob a custódia da avó e do tio vêem os horizontes do seu mundo ruir após um episódio inocente envolvendo alguns rapazes da escola, mas que aos olhos conservadores das gentes da aldeia onde vivem levam a medidas restritivas sobre as suas liberdades e direitos.


Gostei:
- Este filme está nomeado para o óscar de melhor filme de língua estrangeira por uma boa razão. Interessante visão de uma Turquia que apesar do seu secularismo e modernidade, está ainda muito dividida (regionalmente) e agrilhoada ao passado patriacal ainda tão persistente das sociedades maioritáriamente Islamicas. Os direitos da mulher é um dos temas controversos por exemplo quanto às pretensões da Turquia de entrar na Comunidade Europeia. Este filme não ajuda nada a percepção pública sobre o tema..
- O episódio do encontro de futebol é delicioso.
- Apesar de não considerar o filme totalmente imparcial no que diz respeito à imagem cultural que o filme oferece da sociedade Turca, pelo menos não tenta generalizar a toda a sociedade e ofecece também alguns vislumbres da uma sociedade mais cosmopolita e liberal no universo de países de população maioritáriamente islâmica. Mesmo quando foca o tema de casamentos arranjados, deixa admitir que por vezes a prática funciona. Infelizmente outras vezes tem tristes resultados. 
-  Günes Sensoy a actriz que desempenha a mais nova das cinco irmãs.
- Um filme que me fez sorrir, me deixou triste, que me chocou com eventos que nunca deveriam ter lugar num mundo do século 21, e que no final me deixou apreensivo pelo destino das jovens personagens. É o maior elogio que posso dar ao filme.  


Não Gostei:
- O elemento introduzido em determinada altura de abuso sexual com o intuito de demonizar a figura patriarcal de um elemento familiar é um pouco desnecessário e cliché. A história funcionaria perfeitamente sem ele. Não é que não seja eficaz, mas acaba por ter um peso demasiado grande no enredo e nas acções das personagens e no tema do filme sem real necessidade. 


Recomendação:

1 comentário: