segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

The Book Thief


Argumento: Liesel (Sophie Nélisse), uma rapariga analfabeta abandonada pela mãe e deixada ao cuidado de um casal de alemães (Geoffrey Rush e Emily Watson) durante a segunda guerra mundial ganha um fascínio por livros. Pelos seus olhos assistimos a muitos episódios que marcaram a história durante este período.


Gostei:
- Desempenhos dos actores. Todos estão muito bem e por si só conseguem captar a atenção do espectador.
- Gostei da história. Fiquei com vontade de ler o livro em que o filme se baseou.
- Algo que detesto na grande maioria de filmes deste período é o retratar do povo alemão comum como maligno. Nem todos os alemães eram Nazis, e mesmo entre estes muitos eram-no por conveniência mais do que pelos ideais. Os restantes sucumbiram à propaganda, à conformidade e ao medo, pelo que achei refrescante assistir ao dia a dia do comum dos mortais durante este episódio negro da humanidade.


Não Gostei:
- Entendo porque o filme não é muito bem visto pela maioria dos críticos. Foi a razão de não o ter ido ver ao cinema quando esteve por cá em exibição. Percebo porque muitos consideram o filme demasiado 'confortável', não mergulhando suficientemente fundo na escuridão destes anos, não tomando riscos, mas penso que apesar disso ser verdade, é ainda assim um filme que vale a pena visionar, até porque fiquei com a sensação de que nunca foi intenção dos criadores de produzirem esse tipo de filme. Para mim o filme funciona tal como está e foi uma experiência agradável.
- Falta-lhe um ou dois momentos que gerassem um maior laço emocional com a história e personagens, e portanto não consegue atingir um patamar de grandeza superior que o material original provavelmente merece.
- A narração pela morte é um pouco desiquilibrada. Este instrumento nem sempre é eficazmente utilizado durante o filme.


Recomendação:

3 comentários:

  1. Eu tenho-o cá para ver pela 2ª vez porque da primeira não me marcou muito e o livro deixei-o a 100 páginas do fim...

    ResponderEliminar
  2. Li o livro (e gostei!) mas ainda não vi o filme...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com a impressão ao ver o filme que o livro seria melhor, mas não posso realmente aferir.

      Eliminar