sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

99 Homes


Argumento: Dennis (Andrew Garfield) é um pai solteiro sem emprego regular na construção civil, que se vê de repente na dramática situação de se ver despejado da sua casa pelas autoridades. Na tentativa de recuperar a sua casa e vida de volta, acaba por ir trabalhar para a pessoa directamente responsável pelo seu despejo, o agente imobiliário Rick Carver desempenhado por Michael Shannon.   


Gostei:
- Excelente complemento para o recente estreado e candidato aos óscares de 2016 - The Big Short.
- De facto, tendo visto ontem este último sobre a crise financeira do subprime de 2007, e apesar de reconhecer a qualidade do mesmo, se tivesse que recomendar apenas um filme sobre o tema seria antes este. Simplesmente porque a carga dramática é completamente diferente. É como a célebre frase de Estaline "A morte de um homem é uma tragédia, a morte de milhões é uma estatística". O Big Short por focar nos mecanismos responsáveis pela tragédia, nunca chega a transmitir efectivamente o impacto que a mesma tem na vida real, enquanto que o 99 Homes é precisamente o oposto, focando a sua atenção precisamente no drama e desespero das pessoas mais afectadas pela crise, bem como na sensação, derivada de medo, cada vez mais prevalente em certas sociedades de que é comer ou ser comido.
- Excelentes desempenhos de Michael Shannon, sempre brilhante pela intensidade que confere aos seus personagens e Andrew Garfield que têm aqui uma actuação memorável e merecedora de maior recohecimento como retrata a descida moral de um homem decente e honesto quando confrontado com o desespero.


Não Gostei:
Apesar da eficácia do filme, não consigo deixar de pensar que havia a hipótese de um filme ainda melhor se a direcção seguida na parte final fosse outra. No entanto não é nada que afecte negativamente a minha experiência com o filme. A opção seguida funciona na mesma muito bem.

Recomendação:

4 comentários:

  1. Eu gostei mais da primeira parte do filme, do que da segunda. Quando começaram as trafulhices e menos o drama, deixar de gostar tanto. Também tenho de fazer post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo que as trafulhices nas segunda metade desviam um pouco o filme do que se esperava, apesar de perceber a importância desse desvio porque é fundamental para a resolução do conflito moral interno da personagem desempenhada pelo Garfield.

      Eliminar
    2. O Shannon é dos melhores actores da actualidade!

      Eliminar
  2. Adorei ver esse filme, acho que é um dos melhores que eu vi até agora. Me surpreendeu pelo elenco que tem, é incrível. Pra mim uma das melhores foi Laura Dern. É algo muito diferente ao que estavamos acostumados. É uma das minhas atrizes preferidas, acho que ela é completamente talentosa, também vi sua atuação em O Conto, um dos fimes HBO 2017 e houve mais de uma cena que me surpreendeu. Seu desempenho realmente transmite emoções para o espectador. É um filme bom também. Recomendo porque faz um papel principal excelente. Vale a pena.

    ResponderEliminar