sexta-feira, 27 de maio de 2016

The Lobster


ArgumentoColin Farrell é David, um homem de meia idade cuja mulher o abandonou por outro. Se este facto por si só já seria trágico o suficiente, no mundo habitado por David a situação ganha contornos absurdistas, Neste mundo pessoas solteiras não são permitidas, sendo as mesmas perseguidas sem dó nem piedade. David, acompanhado pelo seu cão, outrora seu irmão, é obrigado a registar-se num hotel especializado, tendo apenas 45 dias para encontrar um parceiro. Se não o conseguir é transformado num animal da sua escolha.


Gostei:
- Antes de mais acho que devo informar que simplesmente detestei o filme anterior do realizador - Dogtooth. Detestei-o com paixão. Isto apesar de todos os elogios da crítica ao filme. Digo isto porque os elogios parecem repetir-se para esta nova obra e na minha opinião o filme contém muitos dos mesmos elementos com os quais tenho alguns problemas. Não é com certeza um filme para todos. Faço este aviso porque no final acabo por atribuir uma recomendação positiva, pois acho que neste caso o filme consegue passar a sua mensagem sobre o perigo de um mundo cada vez mais dividido em extremos irreconciliáveis, onde comportamentos alternativos  não têm lugar, como não têm a individualidade (exemplo dos sapatos e orientação sexual no registo do hotel) e compaixão. É por exemplo impossivel não pensarmos na crescente intolerância religiosa que parece estar a tomar conta do mundo, em grande parte liderada por grupos Islamicos cada vez mais extremistas e da inevitável reacção extremista aos mesmos. Assim, acho que o filme merece bem um visionamento apesar de alguns aspectos negativos..
- Humor. Negro, negro, negro. Brutalmente honesto e desconfortável. O humor é talvez o principal factor que torna o filme mais palatável do que seria de outra forma. 
- Conceito original e executado de forma interessante que captura a atenção do espectador. 


Não Gostei:
- A primeira metade do filme funciona notoriamente melhor que a segunda. Entendo as razões para a mudança de perspectiva mas o facto é que o filme cai um bocado na segunda parte.
- O realizador continua a abusar de cenas carregadas de sadismo que em alguns casos parecem ser usadas de forma completamente gratuita. Sente-se por vezes um sensacionalismo barato na obtenção de efeito choque que não se traduz por nenhuma mais valia para a história ou personagens.

Recomendação:


Sem comentários:

Enviar um comentário