quarta-feira, 24 de setembro de 2014

The Day



Argumento: Mais um filme cuja história decorre num futuro pós-apocaliptico, derivado do colapso da sociedade. Neste futuro onde não existem leis a não ser a do mais forte, um grupo de 5 indivíduos, 3 deles amigos que cresceram juntos, tenta sobreviver à ameaça de clãs de predadores humanos.


aspecto cinzento do filme

Gostei:
- Do trabalho dos actores e de como cada personagem do grupo é perfeitamente distinto em personalidade e aspecto visual. Assim temos Dominic Monaghan (mais conhecido por Meriadoc Brandybuck) como o líder optimista do grupo, Ashley Bell como a durona com passado sempre com uma beata na boca e caçadeira nas mãos, Cory Hardrict o afro-americano do grupo com a sua AK-47, Shawn Ashmore que vive atormentado pela perda da sua família, e Shannyn Sossamon a beldade armada com uma machete.
O maior elogio que posso fazer neste ponto é que dou por mim receoso e a torcer por estes personagens.
- Do visual do filme. O mundo onde a acção decorre é praticamente drenado de cor, de forma a sugerir a ausência de qualquer forma de alegria ou esperança. Neste aspecto lembra-me um pouco um outro filme do mesmo género - The Road - mas tecnicamente inferior. Aqui, o visual parece conseguido através de software barato em pós-produção, mas mesmo assim confere ao filme um visual diferente da norma.
- Aspecto realista do mundo após o colapso da sociedade. Tudo parece sujo e muito gasto.
- Simplicidade da história. A acção decorre essencialmente num período de 24 horas e encontra-se limitada praticamente a um único local. É um exemplo de como um baixo orçamento pode ser uma mais valia.



Não Gostei:
- Efeitos visuais fracos. As chamas por exemplo são claramente cgi. Aliás, o filme todo ele grita baixo orçamento. Por vezes resulta de forma vantajosa, mas nem sempre.
- A cena sobre o passado da personagem desempenhada pela Ashley Bell podia ter sido executada um pouco melhor. Não está mal de todo, mas como todo o restante diálogo no filme, podia ter sido melhorado.


o bando de heróis

Recomendação: The Day não é um grande filme, longe disso, mas acho que vale bem a pena. Já o tinha visto à cerca de um ou dois anos atrás e tive a oportunidade de o rever recentemente na televisão, e a minha primeira impressão positiva manteve-se, apesar de todas as evidentes limitações do filme. Vejo-o quase como um suplemento para o superior 'The Road' apesar de não existir qualquer ligação entre eles. Nos Estados Unidos foi exibido apenas em 12 salas de cinema e conseguiu facturar uns irrisórios 20.000 dólares. Claramente uma jóia por descobrir.


Sem comentários:

Enviar um comentário