terça-feira, 23 de setembro de 2014

The Colony



Argumento: Num futuro próximo o nosso planeta encontra-se totalmente coberto de neve, resultado de uma tentativa de corrigir o aquecimento global. Os poucos humanos que conseguiram sobreviver à catástrofe, vivem em colónias subterrâneas adaptadas de infraestruturas como minas ou outro tipo de instalações. Uma destas colónias, designada por 7, recebe um pedido de socorro proveniente da colónia 5 com a qual têm um acordo de entreajuda. O líder da colónia (Laurence Fishburne) decide enviar um pequeno grupo para investigar.




Gostei:
- Os cenários. Todas as instalações no filmes parecem bastante realistas. De facto, foram usadas instalações reais de uma base aérea NORAD subterrânea, bem como uma central de energia nas filmagens.
- O filme consegue transmitir bastante bem a sensação das condições climatéricas, do desastre apocalíptico. Os efeitos visuais, apesar de não serem nada de extraordinário (por exemplo a falta de efeito da respiração a temperaturas negativas), conseguem compensar com toques sugestivos da severidade da situação como por exemplo postes de iluminação/torres de alta tensão em que só são visíveis os topos.




- Julian Richings como o colono aterrorizado da colónia 5. Sobressai num mar de mediocridade.
- As lanternas usadas pelo grupo. Sério, eu quero umas lanternas destas.




Não Gostei:
- Detestei o grupo antagonista. Não quero entrar em detalhes para não estragar o filme a quem ainda não o viu, mas não faz qualquer sentido. Nada no filme sugere efeitos de qualquer agente patogénico, pelo que nada justifica o tipo de comportamento e características que os membros do bando exibem, a não ser insanidade colectiva que me parece uma explicação demasiado rebuscada.
- Apesar de ter bons actores no elenco, nenhuma das personagens principais é minimamente memorável tirando a do Bill Paxton, mas infelizmente essa é memorável pela negativa, pois é simplesmente irritante. Não culpo os actores. Simplesmente parece-me que eles não tinham material para trabalhar a partir do argumento.
- A mistura de géneros desastre ambiental e horror não funciona bem, apesar de alguns momentos de tensão aquando da exploração da colónia 5.




Recomendação: Vou ser generoso na recomendação. O filme tem um segmento que consegue captar atenção (viagem e exploração da colónia 5), e é salpicado aqui e ali por detalhes curiosos e interessantes. Apenas para fanáticos do género de filmes pós-apocalipse.


Sem comentários:

Enviar um comentário