terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bølgen aka The Wave


Argumento: A vila de Geiranger nos fiordes Noruegueses vive sob a ameaça de avalanche de uma montanha capaz de provocar um tsunami de 80 metros de altura. A montanha é constantemente monitorizada de perto por uma equipa de especialistas. Um deles é Kristian, um geólogo que juntamente com a familia prepara-se para mudar para outra cidade para ir trabalhar para uma companhia petrolífera. No entanto na véspera da mudança verificam-se eventos suspeitos na montanha. Será que o desastre está iminente? E será que todos os preparativos serão suficientes? 


Gostei:
- Talvez o melhor disaster movie dos últimos 10-12 anos, com a possível excepção do Lo Imposible, esta produção Norueguesa com um modesto orçamento de 6.5 milhões de dólares rivaliza com as grandes produções blockbuster de Hollywood em termos de espectáculo, sendo economicamente criativa na forma como apresenta a acção. Bons desempenhos dos actores principais, cinematografia e efeitos especiais impecáveis, aliados a um argumento bem delineado e magistralmente realizado, o filme agarra-nos desde o seu início com a beleza natural dos fiordes e a ameaça inerente aos mesmos. O realizador aloca tempo suficiente às personagens do núcleo familiar protagonista para criar empatia com as mesmas, pelo que quando o desastre finalmente acontece, estamos emocionalmente ligados ao seu destino.


- O filme utiliza vários clichés do género e na sua grande parte é mais ou menos previsível, mas essa previsibilidade é filmada de forma bastante realista o que lhe confere alguma frescura. De facto a previsibilidade é pontualmente subvertida talvez pela origem não hollywoodesca da produção, não tendo esta receio de enveredar por acções moralmente mais complexas, o que mais uma vez confere ao filme um maior grau de realismo.
- Um sucesso em toda a linha. Competente no estabelecimento da ameaça, eficaz no crescendo de tensão e vigoroso na explosão e rescaldo imediato, é um filme que merece ser apreciado no cinema por um maior número de pessoas do que as míseras 5 salas onde o filme estrou em Portugal permitirão.


Não Gostei:
- uma cena cliché na parte final do filme que achei completamente desnecessária.

Curiosidades:
- A premissa do filme não é ficção. A vila Geiranger existe e é inclusivamente considerada o melhor destino turístico da Escandinávia. A ameaça de tsunami causado por uma derrocada da montanha Åkerneset é bastante real.


Recomendação:

Sem comentários:

Enviar um comentário