Argumento: Dory, a adorável sidekick com problemas de memória do Finding Nemo está de volta e desta vez é ela a protagonista principal, nesta aventura que a leva juntamente com Nemo e Marlin à procura dos seus pais, dos quais se viu separada durante a sua infância.
Aviso: Os níveis de doçura de uma Dory criança podem causar diabetes |
- Finding Nemo é para mim um dos melhores filmes da Pixar, e consequentemente um dos melhores filmes de animação de sempre, pelo que qualquer sequela do mesmo terá sempre uma fasquia extremamente elevada a atingir. Está Finding Dory ao mesmo nível do seu antecessor? Honestamente penso que não, mas não deixa mesmo assim de ser um filme agradável, que pega no trio de personagens do primeiro filme e inverte o seu protagonismo com bastante sucesso, não esquecendo de introduzir uma série de novos personagens memoráveis, expandindo o seu universo. Resumindo, foi um prazer visionar a mais recente obra do estúdio.
- Os filmes da Pixar geralmente apresentam sempre antes do filme propriamente dito, uma curta-metragem de animação de qualidade variável. Piper é a curta associada a este filme e é um dos melhores da Pixar. Um excelente aperitivo antes da refeição principal. Não me importava de ver uma longa metragem baseada neste personagem.
- A animação é mais uma vez impecável. O mundo submarino que nos fascinou no primeiro filme continua presente e é visualmente impressionante. Dito isto, o filme tem várias sequências fora deste elemento o que altera perceptivelmente o visual, o que porventura poderá levar algumas pessoas a achar que esta sequela não é tão bela como o primeiro.
- São apresentados novos personagens que achei muito engraçados. Destes há um que claramente se destaca - Hank o polvo. Absolutamente delicioso e com um tremendo potencial. Cheira-me a Finding Hank no futuro.
Não Gostei:
- Ok, vou ser um bocadinho mesquinho aqui. A maneira como o filme gere a memória de Dory é bastante inconsistente. A perda de memória da personagem é confessamente problemática se pensarmos um bocadito.
- Existem alguns aspectos menos conseguidos no argumento e acção, mas na realidade o maior defeito do filme é que não é tão bom como o Finding Nemo. Se não tiverem essa expectativa, mais fácil perdoarão estas pequenas falhas.
Recomendação: