sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Gone Girl




Argumento: Após o desaparecimento da sua mulher Amy (Rosamund Pike), Nick (Ben Affleck) vê-se na posição de suspeito durante a investigação da polícia, e torna-se um alvo dos meios de comunicação que na sua sôfrega procura de audiências não têm qualquer pudor em demonizá-lo. Mas será que têm razão?  

Gostei:
- Rosamund Pike tem aqui um desempenho à altura de um papel que de certeza fez salivar de ambição muita actriz durante a fase de casting. Amy é uma personagem inesquecível, e que irá decerto catapultar a actriz para outro nível de reconhecimento.
- A relação difícil entre Fincher e os meios de comunicação é bem conhecida e Gone Girl é o veículo perfeito para uma crítica feroz à forma totalmente irresponsável como os media actuam nos EUA (país onde será mais prevalente mas não certamente o único), onde a percepção pública tem um peso tremendo. É sem dúvida um dos pontos altos do filme, não só na forma como retrata os media mas também na forma como aponta o dedo ao comportamento do público em geral.

a mediática caça às bruxas

- Excelente argumento de Gillian Flynn, baseado no seu próprio livro. Gostei como a história está estruturada, dos twists, das personagens. O casamento com a direcção sempre meticulosa do David Fincher foi uma aposta ganha por parte dos produtores, entre os quais se destaca a Reese Witherspoon que parece irá ter um ano em grande nessa função com o também muito esperado 'Wild' onde actua também como protagonista.
- O filme exige concentração por parte do espectador. Apesar de não aparentar, possui um ritmo frenético onde se pode facilmente perder o fio à meada.    
- A solidez de alguns dos personagens secundários, ao ponto que não me importava de revê-los como protagonistas noutros filmes. Destacam-se o advogado de defesa desempenhado por Tyler Perry, e a dupla de polícias desempenhados por Kim Dickens e Patrick Fugit.

a dupla de polícias
Não Gostei:
- Sem querer estragar elementos do filme, há um detalhe relacionado com práticas médicas e forênsicas que é completamente absurdo pela sua ausência e serve apenas para permitir a captura de uma imagem chocante mais tarde. É um erro tão grosseiro que acaba por chamar a atenção durante o visionamento.
- O final não é tão forte como o restante filme. Não me incomoda o teor do mesmo, mas acho que simplesmente não faz justiça ao restante material, não adiciona valor ao filme embora também não subtraia nada ao que vimos até então. É apenas o fim, quando tinha sido criada uma certa expectativa de algo mais. Pelo menos foi essa impressão que me deixou neste primeiro visionamento.


Recomendação: Gone Girl completa com Se7en e Fight Club um trio de visionamento obrigatório na filmografia de David Fincher. Não que não aprecie imenso outros trabalhos do realizador, muito pelo contrário, mas estes três são uma espécie à parte.



5 comentários:

  1. Para mim, foi "o" filme de 2014. Adorei e já o vi 3x e li o livro.
    Continuas com este blog ou tens outro mais atual?

    ResponderEliminar
  2. Este é o novo. O antigo era em inglês.
    Como podes ver parei há muito tempo. Começei uma retrospectiva sobre o tópico de viagens temporais há dois meses, mas não tenho tido tempo para rever todos os filmes que tinha planeado. Mas não desisti até porque já tenho cerca de 25 posts preparados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem falta blogs de cinema...segues algum porreiro?

      Eliminar
    2. Actualmente só sigo diariamente o Collider. Gosto de ver o movie talk no youtube. Eles também têm um programa só sobre Star Wars e outro sobre super-herois no youtube semanalmente, bem como alguns recaps de séries. Outro site que sigo no youtube é o whattheflickshow. Gosto bastante das críticas deles. Vou colocar nos links.

      Eliminar
  3. Não gosto de super heróis, nem Star Wars. Lol

    ResponderEliminar