segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Spotlight


Argumento: Baseado na história verídica da equipa de jornalismo de investigação do Boston Globe responsável por trazer à luz em 2002 as práticas de pedofilia por parte de uma percentagem significativas de padres católicos e encobrimento pela Igreja, um escândalo que ainda hoje é uma ferida aberta no seio da comunidade católica e a sua Igreja.


Gostei:
- Filme à antiga, onde a história tem definitivamente predominância sobre tudo o mais. Não é de estranhar pois o realizador Tom McCarthy cita como fontes de inspiração filmes dos anos 70/80 como o All the President's Men, entre outros.
- Desempenho dos actores. Importantíssimo num filme onde a acção é praticamente inexistente, vivendo essencialmente dos diálogos entre as personagens.
- O filme foca o desenvolvimento da investigação pelos jornalistas, mas não esquece o trauma que os eventos significaram para as vítima envolvidas.
- Realização e argumento sólida. Nunca nos perdemos na história apesar do número de personagens envolvidos.


Curiosidades: John Geoghan, o padre que deu origem a todo o processo no filme, foi na vida real assassinado pelo seu parceiro de cela enquanto servia uma setença de prisão de 10 anos. Karma cósmico.


Recomendação:

1 comentário:

  1. Espreita o meu post sobre este filme e vê os documentários de que falo.

    ResponderEliminar